quinta-feira, 2 de abril de 2015

104 ANOS DE PAIXÃO E AMOR


       Nesse aniversário quero compartilhar com vocês minha família bugrina, um texto que meu amigo Romeu de Vitto, publicou hoje em seu face e me permitiu dividir essa alegria com vocês.  
     Leia e se emocionem, vale muito a pena.
     MEU QUERIDO GUARANI FICOU MAIS VELHO, E VAMOS RECORDAR, POIS A HISTÓRIA É LINDA.  
     Essas declarações foram dadas em 1984 por POMPEO DE VITTO, que na época tinha 89 anos era o único remanescente dos fundadores do GUARANI FC.                                       
    “Tudo começou por uma absoluta falta de lazer. Nós éramos seis amigos, com idades que variavam de 14 a 16 anos e nos fins de semana, quando estávamos livres do trabalho, o nosso divertimento era ir à matinê e paquerar as mocinhas que passavam para ir num atelier de costuras, perto da minha casa”.  
     Assim surgiu a idéia de fundar um clube de jogar bola. Em um domingo, dia 01 de abril de 1911, reunimo-nos na Praça Carlos Gomes e, sentados na grama, fundamos o clube. Aí surgiram as duas primeiras dúvidas: o nome e as cores do time. Não houve muita dificuldade, pois JOSÉ TRANI, amigo que fazia parte de nosso grupo, na época estudava música e resolveu homenagear o lugar em que estávamos reunidos, sugerindo o nome de uma sinfonia de Carlos Gomes, “O Guarani”. Estava decidido o nome do Clube.                               
    Faltavam as cores e também foi muito rápido. Venceu a proposta de ROMEU DE VITO, que fazendo referência ao verde do local onde estavam e à luz do dia que os iluminava, sintetizou-os no verde e no branco.
  Neste mesmo dia, como contou POMPEO DE VITO, foi eleita a primeira diretoria provisória, que ficou assim constituída: presidente VICENTE MATALLO; vice-presidente ERNANI MATALLO; tesoureiro POMPEO DE VITO; fiscal de bola JOSÉ TRANI; cobrador ANTONIO DE LUCA e esta diretoria marcou para o dia 08 de abril, na seda da Sociedade Recreativa Sete de Setembro, a primeira assembléia, que tinha como pauta eleger a primeira diretoria definitiva para atuar por um período de um ano.                                          
   A partir daí, a busca de sócios e de um terreno para sediar o campo. O primeiro campo do GUARANI foi criado atrás da estação ferroviária, na vila São Vicente de Paulo, em seguida a necessidade de um terreno maior. Nesta época a Associação Atlética Guanabara foi extinta e o campo cedido ao GUARANI.
   “Enfim chegou a hora de construirmos nosso estádio e o local apropriado que achamos foi o lugar de fundação do clube, a Praça Carlos Gomes. Foi criada uma comissão pró-construção do estádio, coordenada por ANTONIO CARLOS BASTOS, homem este que não podemos esquecer pela sua lealdade, honestidade e dedicação. A comissão iniciou a arrecadação de recursos com a venda de títulos, fazendo quermesses e passando listas de contribuição. Assim nasceu o estádio”. 
  POMPEO DE VITO teve grande parte de sua vida dedicada ao Guarani. Foi presidente por 7 vezes, 2 vezes eleito e 5 vezes substituindo outros presidentes. Também foi conselheiro e presidente de honra, nunca guardou nenhuma mágoa deste tempo, pois como disse, sempre que houveram pontos de vista diferentes, as discussões e críticas, sempre construtivas, só serviram para o desenvolvimento do clube.                         
  Quando indagado sobre o futebol atual, POMPEO DE VITO afirmou: “é muito difícil para nós antigos nos acostumarmos com o futebol de hoje. Não há dinheiro que chegue para sustentar um time, os jogadores mal tocam na bola e ganham fortunas. Isto sem falar na violência, que muitas vezes tem acabado com a carreira de bons jogadores. Na minha época, para se ter uma idéia, não havia departamento médico, as contusões eram muito simples e tratávamos as mesmas com uma efusão de pinga com erva de guaçatonga”. 
  Curiosamente, guaçatonga (ou guaçatunga) é uma árvore ou arbusto, gênero Casearia sylvestris, utilizado como cicatrizante, anti-inflamatório e analgésico, que, entre outros nomes, também é chamado de bugre-branco, chá-de-bugre, erva-bugre, erva-de- bugre e pau-de-bugre.                                  
  A entrevista foi finalizada com o POMPEO DE VITO dizendo que se sentia orgulhoso do clube, salientando que o GUARANI atualmente é uma potência, com condições de disputar dois campeonatos simultaneamente, sem falar no desempenho dos esportes olímpicos praticados lá.
   Eu em nome de toda a torcida bugrina que se tornou essa linda família bugrina, te agradeço de coração POMPEO DE VITO e seus 11 amigos que fundaram o GUARANI FUTEBOL CLUBE, NOSSA PAIXÃO, NOSSO AMOR.                                                          
  PARABÉNS MEU BUGRE QUERIDO 


           

Nenhum comentário: