sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ESPECIALISTA DIZ QUE GUARANI NÃO É O CULPADO


       Vou transcrever abaixo na integra, a matéria que o site gazetaesportiva.net, publica hoje a respeito do caso de Bruno Cazarine.
     A polêmica entre Portuguesa e Guarani quanto à situação do atacante Bruno Cazarine na Série B do Campeonato Brasileiro continua agitando os bastidores do futebol brasileiro. Nesta quinta-feira, o clube paulistano divulgou comunicado enviado pela FIFA, segundo o qual teria razão na questão da irregularidade do atleta do time campineiro.
     Para o advogado, jurista e especialista em direto esportivo Marcílio Krieger, no entanto, mesmo que isso seja confirmado, o Guarani não pode ser considerado culpado.
     Segundo a denúncia, o Guarani é o terceiro clube que Cazarine defende na atual temporada, o que não é permitido pelo estatuto de transferência de atletas da FIFA - jogou também por Chapecoense e Gyeongnam, da Coréia do Sul, em 2009. Assim, o clube paulistano quer o rival perdendo pontos para, então, ultrapassá-lo e adentrar na zona de acesso da segunda divisão.
     Até a denúncia, no entanto, Bruno Cazarine vinha atuando normalmente, já que teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o que acaba com as dúvidas, segundo Marcílio Krieger.
     "Se houve erro na regularidade do jogador ao publicar seu nome no BID, o problema não é do Guarani, é de quem errou na publicação", disse.
     "A função do BID é dizer quais jogadores estão em condições legais de atuarem pelos clubes em que foram inscritos. Se a CBF publica o nome do jogador, então o Guarani tem mais é que colocá-lo em campo", esclareceu o jurista.
     Além disso, o fato de a Portuguesa ter esperado a definição das vagas de acesso para denunciar a questão também invalidaria a questão.
     "Se houve erro, este aconteceu na data da publicação do nome no BID (13 de agosto). O prazo para reclamações é de três dias para quem quer que seja. O prazo já prescreveu", continuou Marcílio Krieger.
     Portanto, a mensagem enviada pela FIFA não quer dizer que o Guarani vá ser punido.
     "É uma questão de boa educação da FIFA. Ela só está dizendo à CBF: 'examine'. Está tomando precauções".
     Apelar à FIFA e à CBF não garante sucesso à Portuguesa. O clube depende do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que já recusou a denúncia em um primeiro ofício, enviado na última semana.
     "A CBF não tira pontos de ninguém. Ela pode aplicar advertência ou censura. Mesmo para desvincular um clube, ela tem mandar o processo para o STJD. Depende deles", complementou Marcílio Krieger.
     Como podem ver é mais jurista especializado afirmando que o Guarani está correto e conseqüentemente na Série A em 2010.

Nenhum comentário: