domingo, 27 de julho de 2014

O GUARANI E A SELEÇÃO BRASILEIRA


     No último dia 21 deste mês se comemorou 100 anos que a Seleção Brasileira entrou em campo pela primeira vez ela jogou diante do Exeter City FC, time da Inglaterra, e venceu o jogo por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman.  
    O Guarani foi a única equipe que fez uma homenagem a data, foi inaugurado uma exposição com fotos de 70 atletas do clube ou jogadores revelados no Brinco de Ouro que chegaram posteriormente à Seleção seja a  principal, olímpica e sub-20 (Sul-Americano e Mundial).  
   O primeiro jogador convocado foi o meio campista  Fifi em 1954, que disputou o Campeonato Sul-Americano Juvenil. Depois, em 1963, quatro atletas defenderam o Brasil no Campeonato Sul-Americano daquele ano, disputado na Bolívia: Tião Macalé, Ílton Vaccari, Oswaldo e Amauri Silva. 
   Desde então vários bugrinos tiveram a honra de vestir a linda camisa da Seleção Brasileira. Na Copa do Mundo de 1986, Júlio César era jogador do Guarani quando foi convocado e defendeu a Seleção como titular absoluto da zaga. Além dele, outros craques que foram revelados pelas categorias de base do Bugre defenderam o Brasil em Copas, como Amaral, Careca, Elano, Renato Pé-Murcho e Luizão. Dezenas de outros atletas que tiveram a honra de vestir a camisa bugrina e da Seleção Brasileira também merecem citação, como Amoroso, Neto, Zenon, Evair, Washington, Edu Dracena, Mauro, Edilson, Wilson Gottardo, Ricardo Rocha e João Paulo.  
  "Entre Fifi no Sul-Americano Juvenil de Caracas em 54 e a convocação dos quatro para o Sul-Americano de 63, o Guarani teve o goleiro Paulo (Martorano) convocado para o Sul-Americano de 1956. Ele não aparece nos livros por ter ficado na reserva de Gilmar nos 5 jogos (só o goleiro podia ser substituído, na época), mas estava lá. Paulo foi o primeiro atleta do Guarani convocado para uma seleção adulta. Em 57 foi vendido ao São Paulo e jogou na seleção contra Portugal. Estava cotado para ir à Copa de 58, mas quebrou o maxilar num jogo do São Paulo pelo Campeonato Paulista e ficou de fora.", lembra Fernando Pereira o grande historiador responsável pela exposição.            
   Obrigado Fernando, bugrino de alma a e coração por mais essa alegria e por mais uma vez colocar o nome do Guarani em destaque.  
   A entrada para a exposição é gratuita e pode ser visitada a qualquer momento no Brinco de Ouro da Princesa.

Nenhum comentário: