Essa reportagem assinada pelo jornalista Rogério Jovaneli, saiu no dia 16/10, no portal Yahoo e fala sobre os sócios torcedores dos clubes e cita o Guarani. Achei muito interessante e estou postando para não só tomarmos conhecimento, como para quem ainda não é se tornar um sócio torcedor e ajudar o nosso Bugre.
SÓCIO TORCEDOR
Três de dezembro de 2008, Internacional e Estudiantes pela Copa Sul-Americana. 1º de julho de 2009, Internacional e Corinthians pela Copa do Brasil. Duas decisões de campeonato envolvendo o Internacional. Ambas no estádio Beira-Rio. Uma com o time gaúcho campeão (Sul-Americana). Finais com o estádio cheio. Mais de 50 mil torcedores em cada um dos dois jogos. Maioria de torcedores colorados. E 100% deles sócios torcedores.
Bom ou ruim, essa é uma realidade que chegou para ficar no futebol brasileiro. Qual a tendência para o futuro? A resposta quem dá é Alexandre Silveira Limeira, diretor de Administração do Internacional, ligado ao “Sócio contribuinte Campeão do Mundo”, programa de sócios torcedores do clube:
“Nós já temos 101 mil sócios. No futuro próximo, a tendência é ter todo ano pelo menos 10 jogos com lotação para sócios. Os outros torcedores, que não são sócios, terão dificuldade para assistir uma semifinal ou uma final de campeonato.”
Segundo Limeira, o objetivo não é valorizar o torcedor que contribua financeiramente com o clube.
“Nossa idéia é dar preferência para quem ajuda o clube, seja quando tem jogo ou não, quando o time está com bons resultados ou não”, diz o diretor.
O participante do programa de sócio torcedores do Internacional tem todos os direitos e deveres estatutários de um sócio do clube, com a vantagem de ter preferência na compra de ingressos com desconto de 50% em todos os setores do estádio Beira-Rio. A mensalidade custa R$ 22, sendo que ao inscrever-se o torcedor paga R$ 20 referente à carteirinha de sócio. A inscrição pode ser feita tanto no site oficial do Inter como diretamente no estádio Beira-Rio.
“Para o Gre-Nal do próximo dia 25, já estamos vendendo ingressos para o sócio torcedor, com 50% de desconto, desde o mês de agosto. Ele pode exercer essa preferência e garantir o seu lugar. Já para o torcedor em geral [que não é sócio torcedor], a venda só começa 72 horas antes do jogo, conforme previsto no Estatuto do Torcedor. O sócio torcedor que não exercer a sua preferência até 72 horas antes da partida, continua com o direito ao benefício de 50% de desconto, mas perde a preferência de compra, desta forma concorre de igual para igual com o torcedor em geral”, explica Limeira.
Sócios torcedores pelo mundo No início de agosto, o site Futebol Finance (www.futebolfinance.com) publicou o ranking dos clubes com maior número de sócios no futebol mundial. E o Internacional, que naquela oportunidade atingia 100 mil associados (hoje já está em 101 mil) apareceu entre os "top 10", na sexta colocação, à frente do Sporting, de Portugal (96 mil), do “galáctico” Real Madrid (92 mil sócios), do argentino River Plate (82 mil) e do alemão Schalke 04, décimo, com 72 mil associados.
O clube com maior número de sócios no mundo é o português Benfica, com 171 mil, seguido por Barcelona, da Espanha (163 mil), Manchester United, da Inglaterra (151 mil), Bayern de Munique, da Alemanha (146 mil) e Porto, também de Portugal, quinto lugar com 115 mil sócios.
Sócio torcedor no Brasil
Segundo levantamento do Clube dos 13, realizado há dois meses, mais de 380 mil brasileiros já haviam aderido a pacotes de fidelização ao seu time do coração. Hoje, esse número já passa da casa dos 400 mil.
Além de proporcionar ao torcedor uma maior facilidade na aquisição de ingressos para os jogos, os programas de sócios torcedores contribuem para um aumento das receitas dos clubes. Alexandre Alves de Mello, assessor do Quadro Social do Grêmio, segundo time do país em número de sócios (53 mil), diz que o clube abandonou a modalidade convencional de obter associados para ficar única e exclusivamente com a modalidade de sócios torcedores, cujas inscrições são recebidas no site do clube
“Nosso quadro associativo atual é de 53 mil sócios, sendo 16.191 na categoria de sócio torcedor. Aliás, hoje nós só aceitamos novos associados nesse tipo de modalidade. Os outros dois que ainda temos que é o Locatário de Cadeira e Sócio Patrimonial, são constituídos por associados mais antigos do clube e que têm acesso liberado ao estádio Olímpico, mediante mensalidade, não necessitando de aquisição de ingresso. Com o sócio torcedor, temos a chance de conseguir uma receita maior. Nossa meta é de incremento de no mínimo mil novos sócios torcedores por mês”, afirma.
No Grêmio, a mensalidade custa R$ 30, sendo necessário adquirir o cartão de acesso aos jogos por R$ 10. O desconto é de 50% nos jogos com mando de campo do time.
Além dos gaúchos, Corinthians e São Paulo também fazem sucesso com os seus programas de sócios torcedores. O clube do Parque São Jorge tem o chamado “Fiel Torcedor”, que dá ao torcedor prioridade na compra de ingressos. Os preços variam de R$ 15 a R$ 75 mensais, conforme o setor do estádio. Em média, o ingresso sai 40% mais barato. No entanto, ao atingir o número de 50 mil cadastrados no mês passado, o clube decidiu suspender novas adesões ao programa, alegando que o presidente Andrés Sanchez, pensando na Libertadores do ano que vem, pretendia facilitar o acesso dos sócios para as partidas no Pacaembu, estádio cuja capacidade é inferior a 40 mil pessoas.
"Aqueles que não se associarem, terão poucas chances de assistir aos jogos do clube na Libertadores”, afirmou o mandatário alvinegro.
Recentemente, o clube lançou uma campanha para a reabertura do programa. A venda de ingressos para a Libertadores deve começar em breve. Os mais baratos deverão custar R$ 50, sendo que torcedores cadastrados no programa Fiel Torcedor terão direito a descontos em torno de 40%. Nesse caso, teriam de comprar pacote com os três primeiros jogos do Corinthians em São Paulo.
Já o São Paulo, que atualmente soma 45 mil em seu programa “Sócio Torcedor”, possui quatro tipos de planos, cuja mensalidade varia de R$ 15 a R$ 25, com direito à compra de ingresso pela metade do preço para a arquibancada azul e inferior azul do estádio do Morumbi.
“A nossa meta é que até o final de 2010 o número chegue a 100 mil sócios”, afirma Guilherme Momensohn, coordenador do programa sócio torcedor do São Paulo.
“Para o ano que vem, estamos estruturando um calendário de promoções que cobrem três pilares diferentes: A ativação de sócios inadimplentes, a ampliação de benefícios para os sócios e a inscrição de novos sócios”, completa.
O Vasco, que lançou o seu programa “O Vasco é Meu”, há apenas cinco meses e o Cruzeiro, com o seu “Sócio do Futebol”, lançado há pouco mais de quatro meses, também mostram rápida ascensão em sua carteira de sócios torcedores. O clube do Rio de Janeiro já conta com 37.500 associados, enquanto o Cruzeiro possui 18 mil.
De acordo com a pesquisa do Clube dos 13, também contam com bom número de associados: Santos (25 mil), Atlético-PR (22,3 mil), Coritiba (18 mil), Vitória (6,7 mil), Goiás (5,3 mil), Fluminense (5 mil) e Guarani (4,1 mil).
Apesar de ser uma importante fonte de renda para o clube e ser um atrativo para o torcedor, nem todas as equipes brasileiras pretendem investir em projetos de sócios torcedores. É o caso do Atlético Mineiro que, procurado pela reportagem, diz não haver qualquer projeto para a implantação desse tipo de iniciativa. A justificativa do clube é que no ano que vem o Mineirão fechará para reformas, visando à Copa de 2014.
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