quarta-feira, 24 de setembro de 2008

DA SÉRIE GRANDES EQUIPES


Recebi essa foto dos amigos José Luis Silva e Heitor Henrique Netto, e como eles disseram, é com uma enorme saudade que apresento a vocês uma das grandes formações do Guarani.
Essa equipe deve ser do ano 1975, a formação seguindo a foto é a seguinte:
Em pé: Joãozinho (zagueiro central), Sidney Poli (goleiro), Amaral (quarto zagueiro), Flamarion (volante), Odair (lateral direito) e Cláudio ( lateral esquerdo) e Garbelini (diretor).
Agachados: Ziza (ponta esquerda, mas ai pela ponta direita), Davi (meia direita), Sérgio Lima (centroavante), Alexandre Bueno (meia esuqerda) e Mingo (ponta esquerda).
Agora vamos aos detalhes dos jogadores:
Joãozinho, era irmão do lateral esquerdo Bezzera e chegaram a jogar juntos várias vezes, depois foi jogar no Santos e no Vitória-BA)
Sidney Poli, estava na sua segunda passagem pelo Bugre, pois jogou em 1964 a 1969 e depois em 1975. Atuou ainda pelo Corinthians, Flamengo e outras equipes é pai da jornalista Mari Cristina Poli.
Amaral, foi um dos zagueiros mais técnicos que o futebol brasleiro já produziu, defendeu o Guarani de 1971 a 1978, mas não esteve na equipe campeã brasileira, pois havua sido vendido para o Corinthians, chegou a Seleção Brasileira, onde disputou a Copa do Mundo de 1978, na partida contra a Espanha, salvou por duas vezes o chute do atacante espanhol, em cima da linha do gol.
Flamarion, excelente volante, brilhou na decada de 70, vendido ao Cruzeiro em 1977. Foi técnico do Guarani recentemente.
Odair, esse realmente pouco me lembro.
Cláudio, bom lateral, mas também pouco me lembro.
Ziza, filho do grande Pinga, veio do Juventus era um belo ponta esquerda, muito técnico.
Davi, seu apelido era o bom baiano, tinha um chute muito forte de esquerda e num derby no dia 23/03/1975, no campo das xitas, fez um golaço, do intermediária, mandando uma bomba que o goleiro Carlos, nem viu por onde passou, o Bugre venceu por 1 x 0.
Sérgio Lima, vindo do América do Rio de Janeiro, era um centrovante oportunista, dois gols marcaram sua passagem, o primeiro em uma partida contra o próprio América, no Brinco, no dia 12/11/0975, pelo campeonato brasileiro fez o gol de empate e na comemoração sentou no muro que circunda o campo e com a chegada dos outros jogadores para abraça-lo quase caiu no fosso o segundo contra o Botafogo de Ribeirão Preto, marcou um gol que classificaria o Bugre e eliminaria o Corinthians do Paulistão de 1975, mas foi anulado por Armando Marques. O lance, por sinal, provocou o afastamento do árbitro.
Alexandre Bueno tinha o apelido de jacaré, seu futebol era de toque refinado, chegou a ser comparado com Ademir da Guia.
Mingo um ponta esquerda de um chute muito forte, em uma partida amistosa contra oAmérica-RJ, bateu uma falta, em que o goleiro não quis barreira e ao defender teve de ser substítuido pois havia quebrado o pulso. Em 27/04/1973, contra o Palmeiras, no Parque Antartica e marcou o gol na derrota por 2 x 1, mas a curiosidade foi que a bola furou a rede do gol defendido por Leão. Na partida contra o Botafogo de Ribeirão Preto, já citada no centroavante Sérgio Lima, após a partida, o ponta que estava no banco jogou pedras no árbitro Armando Marques, em virtude de ter prejudicado o Guarani, que não se classificou e a vaga ficou com o Corinthians.
São lembranças de equipes maravilhosas que o Guarani montou aos longo dos anos e que o projetou a ser uma grande equipe do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: