quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fundação




O futebol começou a ser praticado em Campinas no pátio do Gymnasio do Estado (atual Culto à Ciência). De 1902 a 1911 cerca de 25 times foram formados pela cidade, quer entre estudantes, quer entre operários ou ferroviários, embora a maioria logo tivesse sucumbido ante as primeiras dificuldades. Durante o mês de março de 1911, no entanto, alguns adolescentes da classe média/baixa, simples trabalhadores, começaram a idealizar a fundação de mais um clube de futebol na cidade. Mas esse não haveria de ser apenas "mais um"...



Pompeo de Vito, Vincenzo (Vicente) Matallo e seu primo Hernani Felippo Matallo (este estudante do Gymnasio ), depois de combinarem uma reunião definitiva para a Praça Carlos Gomes,


passaram a contatar amigos e parentes para que aderissem à nova agremiação. A Praça Carlos Gomes é hoje uma das mais belas praças públicas de Campinas, mas naquela época não passava de um grande terreno, com alguma grama, cercado de palmeiras imperiais plantadas no final do século anterior. Era comum grupos de jovens invadirem-na para praticar o futebol. O nome Carlos Gomes, dado à praça, foi uma homenagem da cidade ao grande maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (11/07/1836 - 16/09/1896), autor de óperas internacionalmente conhecidas, como FOSCA, IL CONDOR, SALVADOR ROSA, LOSCHIAVO e IL GUARANY, entre outras. IL GUARANY, sua obra mais famosa, foi baseada num romance homônimo escrito por José de Alencar, que narrava a estória de um índio da nação Guarany (muito comuns no passado em vários países da América Latina), que se apaixona pela filha de um fidalgo colonizador.
À reunião de fundação, marcada para sábado, 1º de abril de 1911, compareceram ao menos doze jovens, sendo que dois eram italianos:Vicente Matallo (18 anos) e Antonio de Lucca (16). Nove eram filhos de imigrantes italianos:Pompeo de Vito (15 anos), seu
irmão Romeo Antonio de Vito (16), Angelo Panattoni (16),


José Trani (16), Luiz Bertoni (19), José Giardini (18), Miguel Grecco (17), Julio Palmieri (16) e Hernani Felippo Matallo (16). sendo que Alfredo Seiffert Jaboby Junior (18) era o único de família oriunda da Alemanha.
Na oportunidade, discutiu-se o nome do novo clube, sendo aprovada depois de muita discussão a proposta de José Trani: Guarany Foot-Ball Club, em homenagem à ópera mais conhecida do maestro Carlos Gomes, que dava nome à praça onde se reuniam. Por sugestão de Romeo de Vito decidiu-se pelas cores verde e branca, fazendo-se alusão à luz do dia que os iluminava e ao gramado sobre o qual se sentavam. Estabeleceu-se também uma mensalidade de 500 réis. Uma diretoria provisória foi então eleita, com Vicente Matallo sendo indicado para Presidente. Como aquele dia era o internacionalmente conhecido "dia da mentira", para evitar gozações futuras, decidiram que o clube passaria a existir a partir do dia seguinte, ficando estabelecida a data de fundação como 02 de abril de 1911.
Na semana seguinte, em 09 de abril, realizou-se nova reunião, para instalação definitiva da associação. O número de adeptos crescera rapidamente. O local já era uma ampla sala no centro da cidade, cedida pela Sociedade Recreativa 7 de Setembro, e ali compareceram ao menos 21 pessoas. Procedeu-se, então, à eleição de uma diretoria definitiva, com mandato de um ano, e Vicente Matallo foi ratificado como o primeiro presidente do Clube. Os demais cargos foram assim preenchidos: Vice-Presidente, Adalberto Sarmento; 1º Secretário, Raphael Iório; 2º Secretário, Paulino Montandon; Tesoureiro, Pompeo de Vito; 1º Capitão, Luiz Bertoni; 2º Capitão, Francisco Oliveira; 1º Fiscal de Bola, Antonio de Lucca; 2º Fiscal de Bola, José Trani; Procurador, Aurélio Rovere.
Em poucas semanas uma comissão elaborou os primeiros estatutos. Ao mesmo tempo, outro grupo conseguia junto ao Prefeito Municipal a concessão de uso de um terreno de terra batida, na confluência das ruas Francisco Theodoro e Dr. Salles de Oliveira, no bairro Villa Industrial. Ali instalou-se o primeiro campo para treinos e jogos, confeccionando-se as traves com bambus. No dia 23 de abril de 1911 (domingo) realizava-se, no chamado Ground da Villa Industrial, o primeiro treino entre dois times formados por associados do Guarani.

Primeiro Estádio
O Guarani utilizou por mais de dois anos o Ground da Villa Industrial. Em fins de 1913, porém, começou a alugar junto ao S.C. Commercial um campo de futebol situado no bairro Guanabara,com entrada pela Rua Barão Geraldo de Rezende, popularmente conhecido como Ground do Guanabara. Pouco tempo depois, o Commercial encerrou suas atividades e o Guarani obteve junto a proprietária do terreno uma permissão de uso gratuito. Era ela a Sra. Isolethe Augusta de Souza Aranha, de família tradicional, tia de um dos pioneiros do Clube, Egydio de Souza Aranha. Em 1920, após infrutíferas negociações do Presidente Carmine Alberti com a Prefeitura Municipal, na tentativa de receber em doação uma gleba de terra onde pudesse contruir um estádio, decidiu-se reunir esforços para a compra daquela área do bairro Guanabara.
E Egydio de Souza Aranha acabou tendo papel importantíssimo, conseguindo convencer a tia a vender o terreno, de cerca de 20 mil metros quadrados, a um preço irrisório de 900 réis o metro. Logo foi nomeada uma "Comissão Pró-Estádio", presidida por João Pereira Ribeiro, e seguiram-se todos os tipos de promoções possíveis para a arrecadação de fundos. A 15 de julho de 1923 era finalmente inaugurado o primeiro estádio de futebol da cidade, oficialmente chamado de: "Estádio do Guarany".



Para a partida inicial foi convidado o grande Club Athletico Paulistano (o principal clube do futebol paulista na fase amadora desse esporte), com Friedenreich e muito mais. E a vitória coube ao Guarani, com um gol marcado por Zéquinha a quatro minutos do final da partida. A torcida campineira estendeu para as ruas a comemoração pelo triunfo e pela inauguração do estádio que assegurava ao clube, já em 1923, uma colocação entre os de melhor estrutura de todo o estado.
A escalação do Guarani na histórica partida: Pacheco, Joca e Tavares; Deputado, Juca e Joaquim; Miguel, Zéquinha, Barbanera, Nerino e Pilla.
O Estádio da Rua Barão Geraldo de Rezende, ficou conhecido pelo simpático apelido de Pastinho e passou por várias reformas e ampliações, servindo ao clube até 1953. Nele o Guarani recepcionou alguns dos maiores times do país, tendo ali mandado seus jogos pelos Campeonatos Paulistas de 1927/28/29/30/31/50/51 e 52 .

Primeiros Jogos
O primeiro jogo conhecido do Guarani ocorreu em 18 de junho de 1911 (domingo), contra o Sport Club 15 de Novembro, de Campinas, que venceu por 3 X 0, mas isso de forma alguma abalou o ânimo da nova agremiação. A escalação do alviverde: Henrique, Bertoni e Giardini; Panattoni, Pereira e Oliveira; Grecco, Gonçalo, Walter, Russo e Romeo. A tão aguardada vitória viria na partida seguinte, em 16 de julho de 1911, contra o Corinthians Foot-Ball Club, de Campinas: 2 X 0 para o Guarani, que foi a campo com: Oliveira, Bertoni e Gonçalo; Marotta, Nick e Panattoni; Miguel, Trani, Fritz, Romeo e Grecco.
Hegemonia absoluta em Campinas
Antes da fundação do Guarani, Campinas só tivera um único campeonato municipal oficial. Foi em 1907, sendo campeã a Associação Athletica Campineira. Em 1912, porém, seis clubes se uniram e formaram a denominada Liga Operária de Foot-Ball Campineira, promovendo então o segundo Campeonato Campineiro da história. O jovem Guarani acabou Vice-Campeão, conquistando ali seu primeiro troféu, uma estatueta de bronze.
Nos anos que se seguiram o Guarani foi se estruturando e fazendo amistosos contra os principais clubes da capital e de todo o estado. Conseguiu ótimos resultados e tornou-se muito conhecido e temido. Em 1916 criou-se na Cidade uma nova liga: a Associação Campineira de Foot-Ball, organizando-se um novo Campeonato Campineiro. O Guarani apenas ratificou em campo a superioridade que já havia alcançado ante os demais, levantando seu primeiro título: Campeão Campineiro Invicto.
Em 1918 o Guarani não levou a sério o Campeonato Campineiro e viu o White Team, reforçado por jogadores da Capital, conquistar o quarto torneio municipal da história. Em 1919 e 1920, porém, não deixou dúvidas sobre sua superioridade: Bicampeão Invicto.
Na década de 20, praticamente sem adversários à altura na região, o Guarani disputou alguns Campeonatos Amadores do Interior, organizados pela APEA (Associação Paulista de Esportes Athleticos). Campeão Regional de 1926, foi incluído na Divisão
Principal do Campeonato Paulista da APEA em 1927, onde ficou até 1931, sempre com honrosas classificações. Em 1932, não concordando com a proposta de profissionalização do Campeonato Paulista, efetivada no ano seguinte, decidiu voltar a disputar as competições amadoras do município e do interior. Foi Campeão Regional ("Série Campineira") de 1932, sem perder um único ponto sequer. Vieram então alguns tropeços, como em 1934 quando perdeu o título municipal numa "melhor de três" para o Campinas FC. Em 1935 surgia a definitiva Liga Campineira de Futebol, assumindo o controle do desunido futebol local. Voltaram os Campeonatos Campineiros e o Bugre ficou com o título de Bicampeão de 1938 e 1939. Veio depois o título inédito de Tricampeão de 1941, 1942 e 1943. Retornaram em 1942 os Campeonatos Amadores do Interior, agora organizados pela Federação Paulista de Futebol, e o Guarani foi vice em 43 e, finalmente, Campeão do Interior em 1944.
Medindo forças com os amadores da S.E. Palmeiras, campeões da capital, o Bugre conquistou seu principal título até então: Campeão Amador do Estado de 1944. Pela primeira vez um clube do interior conseguia esse feito. Na seqüência, o Guarani foi Bicampeão Campineiro de 1945 e 1946 e veio um novo Vice-Campeonato Amador do Interior em 1946.
Em 1947, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Roberto Gomes Pedrosa, comandou uma reviravolta no futebol paulista, implantando o profissionalismo no interior. O Guarani foi um dos primeiros a aderir à iniciativa. Disputou o Campeonato Profissional do Interior de 1947 e a 2ª Divisão de Profissionais de 1948, conquistada pelo XV de Novembro de Piracicaba, quando foi implantada a "Lei do Acesso". Em sua segunda oportunidade, não deixou escapar o título de Campeão da 2ª Divisão de 1949, voltando ao grupo de elite do futebol paulista.
DADOS GERAIS
Nome: Guarani Futebol Clube
Fundação: 02 de Abril de 1911
Endereço: AV. Imperatriz Tereza Cristina 11 – Campinas - SP
Telefone: 19. 3794.7900
Website: www.guaranifc.com.br
ESTÁDIO:

Nome Oficial:Brinco de Ouro da Princesa
Endereço: AV. Imperatriz Tereza Cristina 11 – Campinas - SP
Inauguração: 31 de Maio de 1953
Capacidade: 30.800 pessoas
Dimensões do gramado: 110m X 75 m
Recorde de Público: 52.002 Guarani X Flamengo – Campeonato -Brasileiro de 1982
Jogo Inaugural: Guarani 3 x 1 Palmeiras – 31 de Maio de 1953.
Cabines para Imprensa: 3 para TVs e 10 para rádios.
Vestiários: 2 profissionais (1 Guarani e 1 visitante).

















































































































































Nenhum comentário: