sábado, 12 de julho de 2008

UNIFORMES

O primeiro uniforme oficial do Guarani, foi o sugerido pelo associado Gonçalo Alves em 1911: camisas brancas, de mangas longas, com punhos, gola e gravata verdes; calções brancos com filetes nas laterais e meias verdes.


Alguns meses depois o pai do "1º Capitão" Luiz Bertoni trouxe de Milão, Itália, um jogo de camisas listradas verticalmente de verde e branco, que passou a ser utilizado pelo time principal.

Camisas inteiramente verdes só viriam a ser adotadas em 1916, durante a conquista do Campeonato Campineiro daquele ano.

Diversos modelos foram utilizados ao longo dos anos, sempre dentro dos padrões gerais estabelecidos logo no início.
Em 1918 e 1919 a equipe usou a camisa verde com uma grossa faixa horizontal branca na altura do peito; de 1924 a 1930 o uniforme principal voltou a ser branco e era confeccionado com linho; na década de 30 começaram a partida com camisas verde-escuro de golas e mangas brancas e acabou com um fardamento de grossas listras verticais verdes e brancas.
Finalmente, nos anos 40, voltaram a utilizar camisas predominantemente verdes. A última vez que a equipe principal utilizou camisas listradas foi em 1964, embora em 1994 tenha sido criado pela PUMA um terceiro fardamento com grossas listras verdes em tom mais claro, para uso exclusivo em amistosos.
Atualmente a camisa é inteira verde, com um visual moderno com a gola em V, fabricada pela Champs.



Nenhum comentário: